PHL85 - Base de dados "Biblioteca"

Elysio Mira Soares de Oliveira
Gurupi - 2023
InfoArte

Base de dados que armazena a configuração de cada uma das bibliotecas que integram o sistema de bibliotecas administrado pelo PHL. Por padrão, o PHL vem configurado para a administração de uma única biblioteca. O PHL permite a gestão de uma rede de bibliotecas com até 999 unidades, iniciando em 001 até 999.

Os arquivos que compõe esta base de dados são:

     phl_set.cnt
     phl_set.fst
     phl_set.ifp
     phl_set.l01
     phl_set.l02
     phl_set.mst
     phl_set.n01
     phl_set.n02
     phl_set.xrf

Os campos de dados que compõe esta base de dados são:

Campos de dados:

601 - Código da Unidade

Código numérico com 3 dígitos que identifica cada unidade do sistema de bibliotecas. Por padrão o sistema reconhece o código 001 como sendo a primeira unidade do sistema de bibliotecas. O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [ACV=].

Exemplos:
001 (Deverá corresponder ao MFN=1 desta base de dados)
002 (Deverá corresponder ao MFN=2 desta base de dados)
003 (Deverá corresponder ao MFN=3 desta base de dados)
....
999 (Deverá corresponder ao MFN=999 desta base de dados)

Exemplo de busca utilizando o prefixo: ACV=001

602 - Nome da Unidade

Nome que identifica a biblioteca. Este nome será utilizado no rodapé dos recibos e cabeçalho dos relatórios gerados pelo PHL©Elysio. O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [SET=].

Exemplos:
Biblioteca Monteiro Lobato
Biblioteca Central da Unifesp

Exemplo de busca: SET=biblioteca monteiro lobato

603 - Endereço da unidade

Endereço completo da unidade com os devidos complementos (Rua, Av., apto, etc).

Exemplo: Rua Joaquim Nabuco, 123 - 3º andar - apto. 33

604 - Cidade

Cidade correspondente ao endereço registrado no campo #603.

Exemplo: Porto Alegre

605 - Unidade da Federação

Nome ou sigla da unidade da federação, estado ou província correspondente ao endereço registrado no campo #603.

Exemplo: RS ou Rio Grande do Sul

606 - CEP

Código de Endereçamento Postal.

Exemplo: 77413-290

607 - Fones

Número do telefone ou telefones de contato com a biblioteca. Havendo mais que um número, estes deverão ser registrados um após o outro, separados por ponto e vírgula.

Exemplo: (063) 3128823; (063) 3125954

608 - E-mails

Endereço eletrônico da biblioteca.

Exemplo: biblioteca@uniandrade.com.br

609 - Responsável pela unidade

Nome do responsável pela unidade do sistema de bibliotecas.

Exemplo: Sonia Bernini

610 - CNPJ

Número do Cadastro Nacional de Contribuintes Pessoa Jurídica correspondente à unidade do sistema. Esta informação é utilizada nos pedidos de compra e faturamento.

611 - Numeração automática

Indicação da quantidade de dígitos para o número de tombo e para o número de matrícula do usuário sugerido automaticamente pelo sistema. Por padrão o PHL sugere número de 6 dígitos para o tombo e 6 dígitos para o número de matrícula do usuário.

Caso adote numeração com número de dígitos superior a 12 dígitos, o PHL não irá efetuar o controle automático da numeração. Neste caso, o controle da numeração deverá ser feito manualmente.

612 - Sugerir número de tombo?

Se a opção estiver marcada o sistema irá sugerir um novo tombo, somando o valor 1 ao número anterior sugerido. A quantidade de dígitos do tombo sugerido será aquela definida no campo #611.

O controle da numeração de tombo é feito através do arquivo "001_tbo.ctl" distribuído juntamente com o sistema e configurado para iniciar em "1".

613 - Prazo de empréstimo

Quantidade de dias para cálculo do prazo de empréstimo quando não houver regra específica de prazos e quantidade definidas para o tipo de usuário e objeto.

Em uma operação normal de empréstimo o sistema, através do número de matrícula do usuário e do número de tombo, identifica o tipo de usuário e o tipo de documento que está sendo submetido ao empréstimo. Com base nesta informação, procura na Base de dados Prazos e quantidades a existência de uma regra específica para este tipo de usuário e documento. Não encontrando esta regra, ele recorre ao prazo definido neste campo de dado.

614 - Quantidade permitida para o empréstimo

Quantidade máxima de objetos que o usuário poderá ter em seu poder quando não existir uma regra específica para ele definida na base de dados de configuração de Prazos e quantidades

615 - Auto-empréstimo

Identificação do IP ou faixa de IP das estações clientes que terão permissão para auto-empréstimo.

Exemplo: 127.0.0.1 (Neste exemplo, somente as máquinas da biblioteca com este IP é que irão permitir a rotina de auto-empréstimo)

Exemplo: 127 (Neste exemplo, todas as máquinas que iniciam nesta faixa de IP terão permissão para a rotina de auto-empréstimo)

Nota: A implantação de um serviço de auto-empréstimo pressupõe que a biblioteca seja provida de um porteiro que controle a saída de cada usuário, verificando se o material que está sendo retirado da biblioteca passou pela rotina de empréstimo. Este controle é feito pelo porteiro, através de um leitor de código de barras que efetuará a leitura de cada objeto de posse do usuário, certificando se este passou pela rotina de empréstimo. O PHL dispõe de uma rotina denominada “Portaria”, criada para esta finalidade.

616 - Número de chamada (obrigatório)

Indicação dos elementos e ordem de cada elemento que irá compor as etiquetas e número de chamada de um objeto para sua localização na estante.

O formulário apresenta caixas de seleção que permitem a seleção de cada um dos elementos e a ordem de apresentação de cada um deles na etiqueta.

O sistema disponibiliza as seguintes opções de elementos para a composição do número de chamada:
Ano de publicação
Localização (classe e cutter)
Edição
Exemplar
Volume/Fascículo
Tipo de coleção
Tipo de conteúdo
Tipo de documento
Tipo de suporte
Tombo
Volume da monografia

622 - Tipo de penalidade

Tipo de penalidade que será aplicada ao usuário ao devolver um objeto de empréstimo fora do prazo estabelecido. O formulário apresenta as seguintes opções:
0 - nenhuma
1 - multa
2 - suspensão

623 - Penalidade

Valor e tipo da pena que será aplicada ao usuário em cada dia de atraso na devolução do objeto do empréstimo e quando não houver regra específica definida na base de dados de configurações de prazos e quantidades.

637 - Mensagem de Rodapé

Mensagem a ser impressa no rodapé dos recibos emitidos pelas operações de empréstimo, devolução, reservas e renovação.

638 - Registro

Número de registro de licença que irá habilitar o uso do PHL©Elysio em ambiente de rede. Este número é fornecido juntamente com o Termo de Licenciamento do PHL©Elysio. Para os usuários da versão "localhost" (gratuita), o PHL©Elysio é distribuído com o número "123456".

640 - Horário do Expediente (seg/sex)

Horário de expediente normal da biblioteca durante o período de segunda à sexta feira. Esta informação é utilizada nas rotinas de empréstimo para controlar os horários de empréstimos e devoluções na modalidade "Overninght". Nesta modalidade de empréstimo o usuário somente poderá retirar o material no final do expediente da biblioteca e devolvê-lo na primeira hora de próximo dia útil de abertura da biblioteca.

Exemplo: ^a08:00^b18:00

641 - Horário do Expediente (sábado)

Horário de expediente normal da biblioteca aos sábados.

Exemplo: ^a08:00^b12:00

642 - Código da biblioteca no IBICT

Campo utilizado para registro do código da biblioteca caso participe como centro cooperante do Catálogo Coletivo Nacional (CCN) coordenado pelo IBICT.

Exemplo: 005443-7

643 - Código da biblioteca na BIREME

Campo utilizado para registro do código da biblioteca caso participe como centro cooperante da Rede coordenada pela BIREME.

Exemplo: BR57.1

644 - Fuso horário

Fuso horário da biblioteca com base na Hora Universal (UTC).

UTC -04:00 (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima);
UTC -03:00 (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins);
UTC -02:00 (Fernando de Noronha).

Por padrão, o PHL considera a Hora Universal (UTC -03:00) de Brasília, Brasil. Caso a biblioteca esteja localizado em outro fuso horário ou segue algum regime de horário de verão, este horário poderá ser reconfigurado.

645 - Servidor SMTP (somente para PHL hospedade em servidor web)

Domínio (DNS) do servidor SMTP (Send Mail Transfer Protocol) para autenticação no envio automático de e-mails de avisos de atraso, avisos de reserva e avisos de vencimento.

Exemplo: smtp.dominio.com.br

646 - Usuário SMTP (somente para PHL hospedade em servidor web)

Login do usuário do serviço de autenticação SMTP.

Exemplo: elysio

647 - Senha SMTP (somente para PHL hospedade em servidor web)

Senha do usuário do serviço de autenticação SMTP.

Exemplo: abv$%123

648 - Mensagem de atraso (somente para PHL hospedade em servidor web)

Texto da mensagem de atraso que irá compor o corpo do e-mail que será enviado pela rotina de envio automático de e-mails com autenticação SMTP.

Exemplo: Informamos que o documento descrito abaixo está com a data de devolução vencida e sujeito às penalidades previstas no regulamento da biblioteca

649 - Mensagem de alerta (somente para PHL hospedade em servidor web)

Texto da mensagem de alerta de vencimento que irá compor o corpo do e-mail que será enviado pela rotina de envio automático de e-mails com autenticação SMTP.

Exemplo: Informamos que o documento descrito abaixo está com a data de devolução próxima do vencimento

650 - Mensagem de disponibilidade (somente para PHL hospedade em servidor web)

Texto da mensagem de disponibilidade de documento que foi reservado e que irá compor o corpo do e-mail que será enviado pela rotina de envio automático de e-mails com autenticação SMTP.

Exemplo: Informamos que o documento descrito abaixo se encontra disponível para o empréstimo

651 - Porta SMTP (somente para PHL hospedade em servidor web)

Número da porta utilizada pelo servidor SMTP (Send Mail Transfer Protocol).

Exemplo: 25