Base de dados que armazena a configuração de cada uma das bibliotecas que integram o sistema de bibliotecas administrado pelo PHL. Por padrão, o PHL vem configurado para a administração de uma única biblioteca. O PHL permite a gestão de uma rede de bibliotecas com até 999 unidades, iniciando em 001 até 999.
Os arquivos que compõe esta base de dados são:
phl_set.cnt phl_set.fst phl_set.ifp phl_set.l01 phl_set.l02 phl_set.mst phl_set.n01 phl_set.n02 phl_set.xrf
Os campos de dados que compõe esta base de dados são:
Código numérico com 3 dígitos que identifica cada unidade do sistema de bibliotecas. Por padrão o sistema reconhece o código 001 como sendo a primeira unidade do sistema de bibliotecas. O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [ACV=].
Exemplos:
001 (Deverá corresponder ao MFN=1 desta base de dados)
002 (Deverá corresponder ao MFN=2 desta base de dados)
003 (Deverá corresponder ao MFN=3 desta base de dados)
....
999 (Deverá corresponder ao MFN=999 desta base de dados)
Exemplo de busca utilizando o prefixo: ACV=001
Nome que identifica a biblioteca. Este nome será utilizado no rodapé dos recibos e cabeçalho dos relatórios gerados pelo PHL©Elysio. O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [SET=].
Exemplos:
Biblioteca Monteiro Lobato
Biblioteca Central da Unifesp
Exemplo de busca: SET=biblioteca monteiro lobato
Endereço completo da unidade com os devidos complementos (Rua, Av., apto, etc).
Exemplo: Rua Joaquim Nabuco, 123 - 3º andar - apto. 33
Cidade correspondente ao endereço registrado no campo #603.
Exemplo: Porto Alegre
Nome ou sigla da unidade da federação, estado ou província correspondente ao endereço registrado no campo #603.
Exemplo: RS ou Rio Grande do Sul
Código de Endereçamento Postal.
Exemplo: 77413-290
Número do telefone ou telefones de contato com a biblioteca. Havendo mais que um número, estes deverão ser registrados um após o outro, separados por ponto e vírgula.
Exemplo: (063) 3128823; (063) 3125954
Endereço eletrônico da biblioteca.
Exemplo: biblioteca@uniandrade.com.br
Nome do responsável pela unidade do sistema de bibliotecas.
Exemplo: Sonia Bernini
Número do Cadastro Nacional de Contribuintes Pessoa Jurídica correspondente à unidade do sistema. Esta informação é utilizada nos pedidos de compra e faturamento.
Indicação da quantidade de dígitos para o número de tombo e para o número de matrícula do usuário sugerido automaticamente pelo sistema. Por padrão o PHL sugere número de 6 dígitos para o tombo e 6 dígitos para o número de matrícula do usuário.
Caso adote numeração com número de dígitos superior a 12 dígitos, o PHL não irá efetuar o controle automático da numeração. Neste caso, o controle da numeração deverá ser feito manualmente.
Se a opção estiver marcada o sistema irá sugerir um novo tombo, somando o valor 1 ao número anterior sugerido. A quantidade de dígitos do tombo sugerido será aquela definida no campo #611.
O controle da numeração de tombo é feito através do arquivo "001_tbo.ctl" distribuído juntamente com o sistema e configurado para iniciar em "1".
Quantidade de dias para cálculo do prazo de empréstimo quando não houver regra específica de prazos e quantidade definidas para o tipo de usuário e objeto.
Em uma operação normal de empréstimo o sistema, através do número de matrícula do usuário e do número de tombo, identifica o tipo de usuário e o tipo de documento que está sendo submetido ao empréstimo. Com base nesta informação, procura na Base de dados Prazos e quantidades a existência de uma regra específica para este tipo de usuário e documento. Não encontrando esta regra, ele recorre ao prazo definido neste campo de dado.
Quantidade máxima de objetos que o usuário poderá ter em seu poder quando não existir uma regra específica para ele definida na base de dados de configuração de Prazos e quantidades
Identificação do IP ou faixa de IP das estações clientes que terão permissão para auto-empréstimo.
Exemplo: 127.0.0.1 (Neste exemplo, somente as máquinas da biblioteca com este IP é que irão permitir a rotina de auto-empréstimo)
Exemplo: 127 (Neste exemplo, todas as máquinas que iniciam nesta faixa de IP terão permissão para a rotina de auto-empréstimo)
Nota: A implantação de um serviço de auto-empréstimo pressupõe que a biblioteca seja provida de um porteiro que controle a saída de cada usuário, verificando se o material que está sendo retirado da biblioteca passou pela rotina de empréstimo. Este controle é feito pelo porteiro, através de um leitor de código de barras que efetuará a leitura de cada objeto de posse do usuário, certificando se este passou pela rotina de empréstimo. O PHL dispõe de uma rotina denominada “Portaria”, criada para esta finalidade.
Indicação dos elementos e ordem de cada elemento que irá compor as etiquetas e número de chamada de um objeto para sua localização na estante.
O formulário apresenta caixas de seleção que permitem a seleção de cada um dos elementos e a ordem de apresentação de cada um deles na etiqueta.
O sistema disponibiliza as seguintes opções de elementos para a composição do número de chamada:
Ano de publicação
Localização (classe e cutter)
Edição
Exemplar
Volume/Fascículo
Tipo de coleção
Tipo de conteúdo
Tipo de documento
Tipo de suporte
Tombo
Volume da monografia
Tipo de penalidade que será aplicada ao usuário ao devolver um objeto de empréstimo fora do prazo estabelecido. O formulário apresenta as seguintes opções:
0 - nenhuma
1 - multa
2 - suspensão
Valor e tipo da pena que será aplicada ao usuário em cada dia de atraso na devolução do objeto do empréstimo e quando não houver regra específica definida na base de dados de configurações de prazos e quantidades.
Mensagem a ser impressa no rodapé dos recibos emitidos pelas operações de empréstimo, devolução, reservas e renovação.
Número de registro de licença que irá habilitar o uso do PHL©Elysio em ambiente de rede. Este número é fornecido juntamente com o Termo de Licenciamento do PHL©Elysio. Para os usuários da versão "localhost" (gratuita), o PHL©Elysio é distribuído com o número "123456".
Horário de expediente normal da biblioteca durante o período de segunda à sexta feira. Esta informação é utilizada nas rotinas de empréstimo para controlar os horários de empréstimos e devoluções na modalidade "Overninght". Nesta modalidade de empréstimo o usuário somente poderá retirar o material no final do expediente da biblioteca e devolvê-lo na primeira hora de próximo dia útil de abertura da biblioteca.
Exemplo: ^a08:00^b18:00
Horário de expediente normal da biblioteca aos sábados.
Exemplo: ^a08:00^b12:00
Campo utilizado para registro do código da biblioteca caso participe como centro cooperante do Catálogo Coletivo Nacional (CCN) coordenado pelo IBICT.
Exemplo: 005443-7
Campo utilizado para registro do código da biblioteca caso participe como centro cooperante da Rede coordenada pela BIREME.
Exemplo: BR57.1
Fuso horário da biblioteca com base na Hora Universal (UTC).
UTC -04:00 (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima);
UTC -03:00 (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins);
UTC -02:00 (Fernando de Noronha).
Por padrão, o PHL considera a Hora Universal (UTC -03:00) de Brasília, Brasil. Caso a biblioteca esteja localizado em outro fuso horário ou segue algum regime de horário de verão, este horário poderá ser reconfigurado.
Domínio (DNS) do servidor SMTP (Send Mail Transfer Protocol) para autenticação no envio automático de e-mails de avisos de atraso, avisos de reserva e avisos de vencimento.
Exemplo: smtp.dominio.com.br
Login do usuário do serviço de autenticação SMTP.
Exemplo: elysio
Exemplo: abv$%123
Texto da mensagem de atraso que irá compor o corpo do e-mail que será enviado pela rotina de envio automático de e-mails com autenticação SMTP.
Exemplo: Informamos que o documento descrito abaixo está com a data de devolução vencida e sujeito às penalidades previstas no regulamento da biblioteca
Texto da mensagem de alerta de vencimento que irá compor o corpo do e-mail que será enviado pela rotina de envio automático de e-mails com autenticação SMTP.
Exemplo: Informamos que o documento descrito abaixo está com a data de devolução próxima do vencimento
Texto da mensagem de disponibilidade de documento que foi reservado e que irá compor o corpo do e-mail que será enviado pela rotina de envio automático de e-mails com autenticação SMTP.
Exemplo: Informamos que o documento descrito abaixo se encontra disponível para o empréstimo
Número da porta utilizada pelo servidor SMTP (Send Mail Transfer Protocol).
Exemplo: 25