Base de dados que armazena as configurações do PHL. Esta base de dados é composta por um único registro que contém os parâmetros de configuração do sistema.
Os arquivos que compõe esta base de dados são:
phl_cnf.mst phl_cnf.xrf phl_cnf.cnt phl_cnf.fst phl_cnf.ifp phl_cnf.l01 phl_cnf.l02 phl_cnf.n01 phl_cnf.n02
Os campos de dados que compõe esta base de dados são:
Sigla e nome da instituição da qual a biblioteca ou sistema de bibliotecas é parte integrante.
Exemplo: IPEN. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
Opção que permite a suspensão temporária dos serviços de busca, reservas, renovações, empréstimos e devoluções. Esta suspensão é necessária quando há necessidade de manutenção em algumas das bases de dados utilizadas pelo PHL©Elysio devido a problemas com interrupção temporária de energia ou problemas de mal funcionamento do servidor hospedeiro do PHL©Elysio.
Código HTML da mensagem que será exibida pelo usuário quando o sistema for colocado em estado de manutenção.
Exemplo:
Sistema em MANUTENÇÂO!
Previsão de término, às 18 horas de hoje.
Obrigado pela compreensão.
Endereço web que dá acesso ao PHL da biblioteca.
Um exemplo de URL é: http://hcanc.phlnet.com.br/phl85/index.html
Esse endereço identifica:
- o protocolo de acesso ao recurso desejado (http),
- a máquina a ser contactada (hcanc.phlnet.com.br),
- o caminho de diretórios até o recurso (/phl81), e
- o recurso (arquivo) a ser obtido (/index.html).
Registre neste campo a URL correspondente ao endereço de acesso à página principal do PHL referente à sua biblioteca ou sistema de bibliotecas. Esta informação será utilizada pelo PHL para criação de um link da página da biblioteca nos textos de e-mails que serão gerados automaticamente pelo PHL.
Parâmetros que permitem a definição da caixa de filtro em campos de dados específicos. Para a indicação, informe o campo de dado e no subcampo (b) indique a legenda que será apresentada como opção da caixa de preferências de buscas em campos de dados específicos.
Para indicação de vários campos de buscas em uma mesma opção, informe o número de cada campo separado por vírgula.
Exemplos:
62^bEditora
(onde 62 é o campo de dado para o filtro e "Editora" a legenda que será apresentada como opção na caixa de seleção.)
10,11,16,17^bAutores
(onde 10,11,16,17 são os campos de dados para o filtro de "Autores" a legenda que será apresentada como opção na caixa de seleção.)
Quantidade de registros que serão apresentados em cada página do resultado de uma busca no modo de edição.
Exemplo: 10
Quantidade de registros que serão apresentados em cada página do resultado de uma busca no modo de buscas.
Exemplo: 10
Opção que habilita ou desabilita a apresentação da caixa de seleção de filtro de coleção no formulário de busca, entrada e edição de dados.
Opção que permite habilitar/desabilitar a opção que restringe às buscas à Base de dados Catálogo. Se marcado "SIM", somente os usuários cadastrados é que terão acesso à Base de dados Catálogo, ficando indisponível para o público em geral.
Esta alternativa de solicitar senha para acesso à Base de dados Catálogo é recomendada somente quando o sistema estiver sendo utilizado para a gestão de documentos ou arquivos confidenciais.
Padrão de código de barras que será adotado para a impressão de etiquetas de lombadas.
As opções disponíveis são:
CODE39
CODE128
Por padrão, o sistema é distribuído configurado para utilizar o padrão "CODE128" que permite a geração de código de barras a partir de códigos numéricos e/ou alfanuméricos.
Opção que permite habilitar ou desabilitar a apresentação da caixa de seleção de filtro de idioma no formulário de busca.
Opção que permite habilitar ou desabilitar a apresentação da caixa de seleção de filtro de tipo de conteúdo no formulário de busca, entrada e edição de dados.
Opção que permite habilitar ou desabilitar a apresentação dos descritores abaixo das referências no resultado de busca.
Opção que permite habilitar ou desabilitar a apresentação da caixa de filtro de tipos de documentos.
Opção que permite habilitar ou desabilitar a apresentação da caixa de seleção de filtro de suporte nos formulário de busca, entrada e edição de dados.
Tempo, em minutos, de duração de uma sessão. Não sendo informado, o PHL considera o tempo de 1 minuto para a sua sessão. Findo este prazo, por questões de segurança, a sessão corrente será interrompida, forçando o usuário a abrir uma nova sessão de uso do PHL.
Embora todas as páginas HTMLs geradas pelo PHL sejam dinâmicas, alguns servidores de rede são configurados para armazenar todas as páginas apresentadas pelo navegador. Sendo assim, estas páginas são armazenadas no seu servidor de acesso à internet. Isto pode gerar alguns transtornos, entre eles, a possibilidade de “robots” indexarem estas páginas indevidamente. Considerando esta possibilidade, por questões de segurança, o PHL foi incrementado com um recurso de limitação do tempo de uma sessão, evitando assim, que “links” obtidos por “robots” maliciosos ou não, tenham efeito depois de um certo período de tempo.
O PHL já vem pré-configurado para uma sessão com duração de 240 minutos (4 horas).
Habilita ou desabilita a apresentação do índice de chaves durante a transcrição da chave de busca e desabilita as buscas do tipo “todas as palavras” ou “qualquer palavra”.
Quando habilitado, o sistema apresenta, durante a transcrição da chave de busca, um índice com os 10 primeiros termos encontrados no índice, que se iniciam com a sequência de caracteres transcritos na caixa de texto do formulário de busca.
Neste modalidade, o sistema passa a apresentar somente uma caixa de busca que será preenchida pelo termo selecionado no índice de chaves. Somente o termo selecionado é que será utilizado na busca. Para as outras modalidades de buscas “todas as palavras” haverá que utilizar o operador booleano “AND”, exemplo “economia AND brasil” e para a modalidade de busca “qualquer palavra” haverá que utilizar o operador booleano “OR”, exemplo: “geografia OR história”.
Habilita ou desabilita a solicitação da senha do usuário durante uma transação de empréstimo. A solicitação só deve ser habilitada caso a biblioteca opte pelo uso de microteclado para registro de senhas semelhante aos utilizados nas agências bancárias.
Habilita ou desabilita a apresentação das notas de conteúdo na referência bibliográfica.
Habilita a apresentação de informações adicionais no cabeçalho do registro bibliográfico apresentado ao usuário como resultado de uma busca quando o formato de exibição for o formato completo. Por padrão, o sistema vem configurado para apresentar um ícone correspondente ao tipo de suporte e o nome do tipo de suporte.
As opções disponíveis são:
Tipo de suporte
Tipo de coleção
Tipo de conteúdo
Tipo de documento
Indicação de qual índice de termos será utilizado para a padronização de descritores. O sistema oferece duas opções:
Termos obtidos da base de dados do catálogo: Se marcada esta opção, o campo de descritores do formulário de entrada do catálogo, apresentará uma caixa de seleção de termos que já foram utilizados na indexação de documentos catalogados.
Termos obtidos da base de dados de controle de vocabulário: Se marcada esta opção, o campo de descritores do formulário de entrada do catálogo, apresentará uma caixa de seleção de termos obtidos da base de dados de controle de vocabulário.
Indicação de qual índice de termos será utilizado para a padronização de nomes de autores. O sistema oferece duas opções:
Nomes obtidos da base de dados do catálogo: Se marcada esta opção, o campo de autores do formulário de entrada do catálogo, apresentará uma caixa de seleção de nomes que já foram utilizados na indexação de documentos catalogados.
Nomes obtidos da base de dados de controle de autoridades: Se marcada esta opção, o campo de autores do formulário de entrada do catálogo, apresentará uma caixa de seleção de nomes obtidos da base de dados de controle de autoridades.
Indicação do tipo de senha permitido para o usuário externo. O sistema prevê a validação da senha do usuário, caso a biblioteca opte por permitir somente senhas que contenha caracteres numéricos. Esta validação é necessária caso a biblioteca opte por utilizar terminais numéricos para verificação de senhas durante a rotina de empréstimo, impedindo que o usuário altere sua senha por outra que contenha caracteres alfabéticos ou alfanuméricos.
As opções disponíveis são:
Numérica
Alfanumérica
Por padrão, o sistema vem configurado para aceitar senhas alfanuméricas.
Seleção do formato padrão para apresentação de um resultado de busca. As opções disponíveis são:
Formato decorado
Formato curto
Formato referência
Formato tabela
Formato exportação
Formato Vancouver
Habilita ou desabilita a função que apresenta as opções de idiomas de trabalho do sistema.
A opção "Parcial" indica ao sistema que ao editar ou criar um registro em qualquer uma das bases de dados do sistema, somente os erros detectados serão apresentados. A opção "Completa", ativa o diagnóstico com alertas de inconsistência que não constituem erros, mas que devem ser considerados para o perfeito funcionamento do sistema.