Base de dados utilizada para o cadastro dos usuários externos da biblioteca. Cada registro desta base de dados irá corresponder ao cadastro de um usuário, contendo informações essenciais para sua identificação como usuário do PHL. Somente os usuários cadastrados nesta base de dados é que poderão utilizar dos serviços de empréstimo, renovação, SDI e reservas.
A partir da promulgação da lei geral de proteção de dados, o PHL passou a criptografar os seus dados pessoais, caso a biblioteca opte por registrá-los. Para o PHL é obrigatório somente o número de matrícula, o nome, o login de acesso, a senha e o tipo de usuário.
Arquivos que compõe a base de dados no sistema:
phl_usr.cnt phl_usr.fst phl_usr.ifp phl_usr.l01 phl_usr.l02 phl_usr.mst phl_usr.n01 phl_usr.n02 phl_usr.xrf
Os campos de dados que compõe esta base de dados são:
Palavra que combinada com uma senha, irá permitir ao usuário da biblioteca o acesso à área de interna (restrita) do sistema, permitindo que ele faça reservas; renovações; atualização de cadastro; sugestões de compra e buscas segundo seu perfil de interesse (DSI).
A chave pode conter letras números e caracteres especiais, podendo ser um e-mail,
Número seqüencial correspondente à matricula do usuário. Este número irá identificar o usuário em todas as operações com a biblioteca e deverá corresponder ao código de barras impresso na carteirinha de identificação do usuário. O controle da seqüência numérica é feito automaticamente, iniciando a partir do número fornecido como parâmetro do arquivo "phl_usr.ctl".
O arquivo "phl_usr.ctl" que controla esta numeração, é um arquivo texto que pode ser editado com qualquer editor de texto ou através da opção “Configuração (arquivos)” apresentada no menu da área de acesso restrito.
Caso a identificação da matrícula do usuário não seja um código numérico, a biblioteca poderá efetuar o controle manual da numeração, substituindo o número seqüencial sugerido, por outro código de identificação qualquer.
Exemplo: 001234
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [USR=].
Exemplo de busca: USR=001234
Senha alfanumérica de até 15 caracteres necessária para o acesso do usuário aos serviços da biblioteca. Ao cadastrar o usuário, recomendamos utilizar o número de matrícula como senha e orientar o usuário que a partir da sua primeira conexão ele deve alterar sua senha por outra de sua preferência.
<Exemplo: x2564as
Situação do registro do usuário. Por padrão, durante a criação de um novo registro, o sistema considera-o como ativo. Esta opção permite o bloqueio temporário ou permanente do usuário aos serviços da biblioteca.
O registro de um usuário nunca deve ser eliminado. Quando ele não fizer mais parte da instituição ou quando a instituição quiser interromper o vínculo deste usuário com a biblioteca, recomendamos suspendê-lo. Esta orientação visa permitir a manutenção de uma série histórica de todos os usuários que já utilizaram o serviço de biblioteca, permitindo a emissão de relatórios de históricos de tombo. Se o registro do usuário for eliminado, o sistema ficará impossibilitado de gerar o relatório de histórico de tombos, de grande utilidade, pois substitui as antigas fichas que eram armazenadas nos bolsões dos objetos de empréstimo.
O conteúdo deste campo quando for 0 será indexado com o termo [USR=ATIVO], quando for 1 será indexado com o termo [USR=SUSPENSO].
Exemplos de buscas:
USR=suspenso
USR=ativo
Prazo de validade da matrícula do usuário transcrita no padrão ISO (AAAAMMDD). O objetivo deste prazo de validade é controlar a atualização dos dados cadastrais do usuário. Após o vencimento deste prazo, o usuário ficará obrigado a se dirigir à biblioteca para atualização de seus dados cadastrais, caso contrário ficará impedido de continuar a utilizando os serviços de reservas, DSI, renovação e empréstimo.
Exemplo: 20071231
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [VAL=].
Exemplo de busca: VAL=20051231
Nome completo do usuário, na forma apresentada em seu documento de identidade.
Exemplo: Elysio Mira Soares de Oliveira
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra e no todo com o prefixo [NOME=].
Exemplos de buscas:
Mira
Soares/(705)
NOME=ANTONIO$
Endereço completo do usuário com os devidos complementos (Rua, Av., apto, etc).
Exemplo: Av. Rui Barbosa, 325 - Centro
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas:
Nabuco
Nabuco/(706)
Nome da cidade de residência do usuário, correspondente ao endereço registrado no campo 706.
Exemplo: Porto Alegre
O conteúdo deste campo é indexado no todo e palavra por palavra.
Exemplos de buscas:
Porto Alegre
Porto Alegre/(707)
Porto
Porto/(707)
Nome ou sigla da unidade da federação, Estado ou Província correspondente ao endereço registrado no campo 706.
Exemplos:
São Paulo
SP
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas:
São Paulo
São Paulo/(708)
Código de Endereçamento Postal referente ao endereço do usuário.
Exemplo: 77410-050
O conteúdo deste campo é indexado no todo.
Exemplos de buscas:
77413-290
77413-290/(709)
Número do telefone ou telefones de contato com o usuário. Havendo mais que um número de telefone, estes deverão ser registrados um em cada linha da caixa de texto do formulário.
Exemplo: (63) 3312-5954
O conteúdo deste campo não é indexado.
Período de freqüência do usuário na instituição de ensino. As opções disponíveis são:
MatutinoO período registrado neste campo é indexado com o prefixo [PRI=].
Exemplo de busca: PRI=Noturno
Turma, grau ou série a que pertence o usuário no estabelecimento de ensino.
Exemplo: 2a. série A
O conteúdo deste campo não é indexado.
Código numérico que identifica o curso principal, ao qual o usuário está regularmente matriculado no estabelecimento de ensino.
Os cursos disponíveis serão aqueles definidos no arquivo de opções de tipos de cursos.
O código registrado neste campo é indexado com o prefixo [CUR=].
Exemplo de busca: CUR=17
Os registros com ausência desta informação podem ser obtidos com a expressão “A713”
Transcrição do e-mail do usuário.
Esta informação é essencial para a rotina de envio automático de e-mails ao usuário quando um documento reservado for devolvido. Neste caso, somente os usuários com e-mail registrado neste campo é que receberão este tipo de informação.
Exemplo: elysio@elysio.com.br
Para obter registros de usuários sem informações sobre o endereço de e-mail, busque por “A714”.
Expressão de busca a ser executada pelo PHL©Elysio para obter os novos documentos inseridos no acervo da biblioteca pertinentes ao perfil de interesse do usuário.
Esta informação é utilizada na rotina de Disseminação Seletiva da Informação (DSI), permitindo que o usuário mantenha controle periódico de todo material de interesse que chega à biblioteca.
Exemplo: meio ambiente OR direitos humanos
O conteúdo deste campo não é indexado.
Indicação de links à textos disponíveis na web que tenha alguma relação com este usuário. A indicação deverá ser feita nos seguintes subcampos:
[^a] Legenda do hyperlink
[^b] URL do hyperlink
Exemplo: ^aSite do Elysio^bhttp://www.elysio.com.br
O conteúdo deste campo não é indexado.
Endereço do arquivo de imagem correspondente à foto do usuário. A foto do usuário é utilizada para fins de impressão das carteirinhas de identificação e também poderão ser apresentadas clicando sobre o nome do usuário apresentado como link nos comprovantes das operações de empréstimo ou devolução.
As fotos devem ser digitalizadas e gravadas em arquivos do tipo JPG de 100 x 147 pixels e resolução de 72 dpi e publicadas em qualquer servidor WWW.
Exemplo: http://www.elysio.com.br/foto.jpg
O conteúdo deste campo não é indexado.
Nome do departamento ao qual o usuário esteja vinculado, no caso de funcionário ou professor da instituição ou nome da empresa onde trabalha, no caso de bibliotecas públicas.
Exemplos:
Departamento de Fisiologia Animal
Companhia Siderúrgica Nacional
Pestalozzi (setor de vendas)
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas:
fisiologia
pestalozzi/(720)
Código numérico que identifica o tipo de usuário. Esta informação é utilizada para definição dos prazos e quantidades de documentos permitidos para o empréstimo. Os tipos disponíveis serão aqueles definidos na base de dados de configuração de Tipo de Usuário. O formulário de entrada e edição de dados apresenta uma caixa de seleção contendo os tipos definidos para o sistema.
Havendo necessidade, novos tipos poderão ser acrescentados na base de dados de configuração de Tipo de Usuário. Nesta base de dados, cada nome é associado a um número que corresponde ao MFN do registro nesta base de dados.
O código registrado neste campo é indexado com o prefixo [COD=].
Exemplo de busca: COD=1
Os registros com ausência desta informação podem ser obtidos com a expressão “A723”.
Informação que estará disponível durante uma operação de empréstimo, devolução, ou de geração de extrato deste usuário. Havendo informação registrada neste campo, será apresentado um link que possibilitará ao bibliotecário ou funcionário, o acesso a esta informação.
Esta facilidade é bastante útil, criando um canal de comunicação entre o bibliotecário e o usuário final. Veja abaixo os exemplos de uso:
Solicitar atualização do telefone e e-mail. José, 20/08/2009 às 12:00
Solicitar comparecer no departamento de física e procurar o Prof. Euclides. Ana, 21/08/2009 às 13:15
Como em um bilhete ou lembrete manuscrito, é importante sempre, identificar o autor da mensagem, a data e a hora em que foi registrada.
Observações gerais sobre o usuário ou sua situação com a biblioteca.
Exemplo: Usuário esta devendo comprovante de endereço.
O conteúdo deste campo é indexado palavra por palavra.
Exemplos de buscas:
comprovante
comprovante/(725)
Data de nascimento do usuário. A data deverá ser registrada no padrão ISO (AAAAMMDD).
Exemplo: 19540823
O conteúdo deste campo é indexado com o prefixo [DTN=].
Exemplo de busca: DTN=19540823
Número do documento de identidade do usuário seguido da informação sobre o órgão expedidor.
Exemplo: 6.787.456
O conteúdo deste campo não é indexado.
Número do documento do Cadastro de Pessoas Físicas do usuário.
Exemplo: 714.567.883-43
O conteúdo deste campo não é indexado.
Código que identifica a biblioteca ou unidade responsável pela matrícula deste usuário no caso da biblioteca fazer parte de um sistema de bibliotecas.
Este código é gerado automaticamente pelo sistema durante a matrícula do usuário e é indexado com o prefixo [ACV=].
Exemplo de busca: ACV=001
Texto fornecido pelo usuário para relembrar a senha utilizada no caso de esquecimento.
Cópia de segurança do número que identifica únicamente o registro em uma base de dados CDS-ISIS (MFN = Master File Number). Esta cópia é feita por medida de segurança caso a base de dados seja reorganizada e seus MFNs sejam alterados, prejudicando desta forma a fidelidade dos dados fornecidos pelos relatórios do sistema.
Notação composta da data de criação e última modificação do registro e identificação do nome do responsável. A notação de controle é registrada e controlada automaticamente pelo sistema.
^d - Data e horário de criação ou modificação do registro no formato AAAAMMDD;
^b - Identificação do responsável pela criação ou edição do registro.
Subcampo "d" da primeira ocorrência indexado com o prefixo [DTR=] e subcampo "b" da primeira ocorrência indexado com o prefixo [BIB=]. O ano do registro é indexado com o prefixo [ANO=], o mês com o prefixo [MES=] e o dia com o prefixo [DIA=]. A segunda ocorrência que se refere à dados da modificação do registro não é indexada.
Exemplos de buscas:
DTR=20040201
BIB=login
ANO=2003
MES=02
DIA=01