Introdução ao PHL85©Elysio

Versão 8.5 (beta) - Novembro 2023
Elysio Mira Soares de Oliveira
Gurupi - 2023
InfoArte

  1. Por onde começar
  2. Configuração do sistema
  3. Configuração da biblioteca
  4. Recomendações
  5. Catalogando e tombando o primeiro documento
  6. Registro de coleções de periódicos (séries periódicas)
  7. Alguns cuidados importantes
  8. Periféricos e programas
  9. Notas do autor
  10. Especificações
  11. Restrições
  12. Periféricos
  13. Recursos
  14. Novidades do PHL 8.5
  15. Instalação do PHL 8.5 em servidor WWW
  16. Modalidades de buscas nas bases de dados

Por onde começar

O acesso à área de serviços é permitido somente a usuários cadastrados na biblioteca e é feito a partir do link [Login] apresentada na barra de navegação da página de abertura do sistema.

Se você está utilizando o PHL instalado em seu computador pessoal, utilize a seguinte chave de acesso:

Login: super
Senha: super

Se você estiver utilizando o PHL hospedado em um servidor de internet ou intranet, solicite a chave de acesso ao seu chefe imediato. Neste caso, o acesso a algumas rotinas descritas abaixo irá depender do nível de permissão atribuído pelo seu chefe ao criar o seu login e senha de acesso.

Configuração do sistema

Para personalizar o seu PHL, alterando cores, imagens de abertura, etc, clique em [Login] e forneça o login e senha para ingresso na área de serviços. Selecione a opção [Configurações].

Após este procedimento o sistema irá apresentar as opções [Configurações (tabelas)] e [Configurações (arquivos)]. Selecione a opção base de dados Sistema e clique sobre o botão [Confirmar].

Será aberta uma janela que irá permitir a abertura do formulário de configuração do sistema. Clique sobre o link [Editar] para a abertura do formulário. Cada campo de dados deste formulário tem um número associado a ele, no caso de dúvidas, clique sobre o número que será fornecido informações sobre a utilidade do campo e regras de preenchimento.

A maioria dos elementos necessários para o funcionamento do sistema já estão pré-configurados. Neste primeiro contato com o sistema, altere somente o campo #200 com o nome de sua biblioteca e clique sobre o botão [Salvar/Sair] apresentado no rodapé do formulário.

Catalogando e tombando o primeiro documento

Selecione a opção [Bases de dados] no menu da área restrita e depos [Entrada]. Após este procedimento o sistema irá apresentar uma lista contendo as bases de dados disponíveis. A base de dados Catálogo já estará selecionada. Basta clicar no botão [Confirmar] que será apresentado um formulário com parâmetros para identificação do documento a ser catalogado. Após seleção dos parâmetros pertinentes pressione o botão [Confirmar] para abertura do formulário com campos de dados para registro das informações descritivas do documento.

Dependendo do tipo de documento e do nível de descrição selecionado, o sistema irá apresentar um formulário específico com os campos de dados necessários.

Os campos de dados do formulário cujos nomes estão em vermelho, são campos de dados de preenchimento obrigatório. Os campos de dados destacados em negrito, são de preenchimento essencial, ou seja, conhecendo a informação ela deverá ser registrada.

Ao lado do nome do campo de dado do formulário, aparece um número que corresponde ao número do campo de dado no formulário. Este número corresponde a um link de ajuda que abre a página do manual que contém as regras de preenchimento do campo correspondente.

Após o preenchimento dos campos pertinentes, clique no botão [Salvar/Sair] apresentado no rodapé do formulário. O registro gravado será apresentado acompanhado de um menu com as seguintes opções:

Caso haja ausência de preenchimento de algum campo de dado, necessário para a correta descrição do documento, ou preenchimento fora do padrão, será apresentada uma lista com as mensagens de erro ou de alerta.

As mensagens destacadas com fundo vermelho indicam uma situação de erro que poderá acarretar erros na apresentação do registro bibliográfico para o usuário final ou produzir erros na geração de algum tipo de relatório estatístico. São erros que devem ser corrigidos. As mensagens destacadas com fundo amarelo são alertas de inconsistências que podem restringir o uso do sistema mas que não irão ocasionar problemas no correto funcionamento do sistema, ficando a cargo do bibliotecário decidir pela correção.

Havendo algum tipo de erro, basta selecionar a opção [Editar] que o formulário será aberto novamente. Corrija os erros indicados e posteriormente clique no botão [Salvar/Sair] para que suas correções sejam gravadas.

Após a gravação do registro corrigido, selecione a opção [Tombar] para iniciar o processo de tombamento do primeiro exemplar do título catalogado. Complete os campos de dados do formulário de tombo e após a conclusão, clique sobre o botão [Salvar/Sair]. Com esta operação, o documento fica devidamente catalogado e seus exemplares tombados.

Por padrão, o sistema controla a numeração dos tombos, iniciando a partir do número 000001. A cada novo exemplar tombado, será sugerido o próximo número nesta seqüência. A sequencia do número de tombo é obtida a partir de um arquivo de controle que pode ser editado a partir da opção “Configuração (arquivos)” e o valor de seu conteúdo pode ser alterado.

Se o documento não for tombado, ele não estará disponível para empréstimo e reservas. Somente os títulos cujos exemplares estiverem tombados é que poderão passar pela rotina de circulação.

Havendo vários exemplares de um mesmo título, basta selecionar novamente a opção [Tombar] apresentada no menu do registro catalogado para o tombamento dos outros exemplares do título.

Registro de coleções de periódicos (séries periódicas)

O registro das séries periódicas (revistas, jornais, anuários, etc.) é feito a partir da base de dados Kardex. Cada registro desta base de dados irá conter os dados descritivos do título e dados administrativos da coleção existente no acervo. O registro é feito a partir da opção [Entrada] apresentada no menu principal da área de acesso restrito. Após selecionar a base de dados Kardex, pressione o botão [Confirmar] que será apresentado o formulário com os campos de dados disponíveis para a descrição da coleção. Após o preenchimento do formulário, clique em [Salvar/Sair] para a gravação do registro.

A base de dados Kardex é de uso interno (administrativo) e os dados registrados não estarão disponíveis ao público externo da biblioteca. Para que o público tenha acesso aos dados sobre a coleção existente, o título terá que ser catalogado. Para a catalogação do título, selecione a opção [Catalogar título] que será apresentada após a gravação do registro do título na base de dados Kardex e preencha o formulário apresentado.

Além da catalogação da coleção de periódicos, algumas bibliotecas optam por catalogar e indexar individualmente cada fascículo que compõe a coleção. Esta prática é bastante comum, proporcionando ao público usuário, buscas precisas sobre o conteúdo de cada fascículo em particular e também a emissão de relatórios estatísticos exigidos pelo MEC.

A catalogação individual de cada fascículo que compõe a coleção é feita a partir do link [Catalogar fascículos] apresentado no menu do registro da base de dados Kardex.

Caso a biblioteca queira manter o controle sobre os fascículos, recebidos e não recebidos, de um determinado período de assinatura, pode-se optar por catalogar todos os fascículos do período assinado, mesmo quando nenhum deles ainda tenha sido recebido e ocultá-los para que não apareça para o usuário final. Assim que os fascículos forem sendo recebidos, a bibliotecária complementa os dados do registro do fascículo no catálogo e altera o status de "Ocultar" para "Apresentar". Esta prática irá permitir a emissão do relatório personalizado "Controle de assinatura" contendo fascículos com atraso no recebimento e tomar decisão sobre cobranças.

Caso o regulamento da biblioteca permita a circulação de fascículos através da rotina de empréstimo, cada fascículo, além de ser catalogado, também deverá ser tombado para que receba individualmente um número (número de tombo ou patrimônio) que o identifique na rotina de empréstimo.

Alguns cuidados importantes

Sempre que abrir um registro no modo de edição NUNCA ESQUECER de clicar em [Salvar/Sair]. Se esta operação não for feita, o registro não será atualizado.

É muito importante que todos os exemplares de um mesmo título estejam vinculados a um único registro do catálogo. Este procedimento irá evitar que o usuário efetue reservas de outros exemplares de um título que está em seu poder.

Revisar cuidadosamente os registros das bases de dados de configurações. Todas as operações do sistema estarão baseadas nas informações contidas nestas bases de dados. Erros na configuração do regulamento ou nos prazos e quantidades pode afetar as rotinas de circulação.

Recomendações

Providenciar um equipamento de "No-Break" para o seu computador

Se houver uma queda de energia durante o uso do sistema nas rotinas de circulação, entrada ou edição de dados, as bases de dados que estiverem sendo utilizadas ficarão bloqueadas e irão requerer reparos caso não tenha um equipamento de "no-break" com uma bateria capaz de manter o seu computador funcionando por um período de tempo que lhe permita concluir o trabalho. Para reparo, leia atentamente as instruções descritas no capítulo "Manutenção e backups" deste manual.

Ter como hábito, efetuar cópias de segurança das bases de dados (backup)

Considerando que seu computador é um equipamento sujeito à danos ou vírus. É altamente recomendável que efetue com freqüência, cópias de suas bases de dados.

Se você utiliza o PHL hospedado no seu computador pessoal, este processo é bastante simples, basta copiar a pasta "c:\phl85\bases", e colar em outra mídia qualquer. Recomendamos o uso de um pen-drive.

Dica: Crie no pen-drive, pastas com nome que identifiquem uma data, por exemplo: 20071004 e cole nesta pasta a cópia das bases de dados correspondente ao dia 04 out. 2007.

Se o seu PHL estiver hospedado em um servidor WWW e você não tem acesso à pasta onde estão suas bases de dados, recomendamos utilizar a rotina “Backup”. Ao executar esta rotina, o PHL irá efetuar uma cópia de cada uma de suas bases de dados e gravá-las em arquivos ISOs (ISO2709), criando links que irão permitir a cópia de cada um deles para o seu computador pessoal.

Nunca instalar a versão localhost (gratuita) do sistema em computadores que já possuem outros servidores ativos.

Ao instalar o sistema o procedimento de instalação irá instalar e configurar automaticamente um servidor (TinyWeb) que tem a função de simular localmente um servidor HTTP. Se houver outro servidor instalado que esteja utilizando a porta 2185, o sistema não irá funcionar. Os outros servidores que podem estar utilizando a mesma porta e irão conflitar com o TinyWeb são: Skype (programa de comunicação de voz pela Web), o Apache (servidor HTTP), o OminiHttp (servidor de HTTP), entre outros.

Nunca trabalhar com o navegador configurado para reutilizar páginas (“browser cache”).

Cria muitos transtornos principalmente para os funcionários das rotinas de processos técnicos e na emissão de relatórios estatísticos.

Estes transtornos são criados porque o usuário imagina que a página exibida foi gerada naquele momento e isto pode não ser verdade pois o navegador para agilizar a apresentação exibe uma versão antiga da página armazenada no histórico e não aquela que ele deveria apresentar naquele momento.

Mesmo os usuários da versão local do sistema que não tem conexão com a internet, pode estar vendo uma página que está armazenada no histórico do navegador e não aquela gerada naquele momento pelo sistema. Isto é bastante grave, pois os dados apresentados podem estar desatualizados.

Dica: Para garantir que a informação apresentada pelo navegador esteja atualizada, basta pressionar [Ctrl+F5] que irá forçar o navegador a atualizar a página, mesmo quando estiver configurado para apresentar uma página pré-armazenada no histórico. Isto vale para qualquer página ou site visitado, principalmente para os sites que você visita com freqüência. Muitas vezes, a informação que o navegador apresenta de um site, ele está buscando no histórico e você nem se dá conta que está recebendo informações completamente desatualizadas.

Nunca utilizar rotinas de entrada e edição do sistema através de redes locais com servidor PROXY configurados para utilizar “memória cache”.

A maioria dos servidores PROXY são configurados com "cache" para armazenar páginas que são visitadas com freqüência.

Existem dois tipos de cache: "browser cache" e "proxy cache".

BROWSER CACHE: Quando uma página é aberta pela primeira vêz, o navegador armazena está página no seu computador para uso futuro. Se voltar a solicitar novamente a mesma página, ao invés do navegador recorrer à internet para obter esta nova página, ele recorre a página que já está armazenada no seu computador. Esta prática não pode ser adotada quando se utiliza o sistema para as rotinas de circulação, entrada e edição de dados.

PROXY CACHE: Armazena as páginas visitadas com freqüência, em uma área do servidor da sua rede local e cria os mesmos transtornos criados quando o navegador está configurado para reutilizar páginas visitadas.

Evitar trabalhar com um navegador desatualizado (versão antiga)

Impede o uso de vários recursos do sistema. O sistema utiliza em algumas rotinas, recursos em Javascript e XML que são reconhecidos somente nas últimas versões dos navegadores. Navegadores de versões inferiores à versão 4 não possuem estes recursos. Se estiver utilizando um navegador antigo você não poderá efetuar operações de ordenação em resultado de buscas e nem poderá gerar alguns relatórios do sistema que utilizam estes recursos.

Evitar catalogar um documento e não tombá-lo

Quando um documento é catalogado e não é tombado, ele não estará disponível para empréstimo. No caso de documentos que não se encontram fisicamente no acervo, como é o caso de documentos que estão na internet, estes sim, não serão tombados porque não existem fisicamente no acervo da biblioteca. Os registros de partes de documentos (analíticas) nunca serão tombados pois não se constituem uma unidade em si mesmo, ou seja, são partes integrantes de outro documento.

Nunca catalogar um fascículo de periódico da coleção sem antes registrá-lo na Base de dados Kardex

Ao chegar um novo fascículo, o procedimento correto é abrir a Base de dados Kardex no modo de edição, buscar pelo título que corresponde ao fascículo e registrar o novo fascículo no campo Coleção e salvar. Ao salvar o registro na Base de dados Kardex será apresentado um link para a catalogação do fascículo. Caso o título que corresponde ao fascículo ainda não esteja registrado na Base de dados Kardex, há que dar entrada do novo título na Base de dados Kardex para depois efetuar a catalogação do fascículo.

Nunca catalogar o mesmo livro várias vezes

Havendo vários exemplares de um mesmo livro, este deverá ser catalogado uma única vez e o tombamento de cada exemplar deverá ser feito através da opção [Tombar] apresentada no menu do registro do título catalogado.

Periféricos e programas

O sistema é uma aplicação Web, portanto, não tem nenhuma relação com os periféricos e/ou programas utilizados no computador do usuário. Todos os periféricos (impressoras, leitores de código de barras, teclado, etc.) e programas utilizados (Internet Explorer, Mozilla, Opera, Acrobat Reader, etc.) terão que ser compatíveis e configuráveis no computador onde serão instalados.

Mesmo quando o sistema for utilizado localmente, no modo monousuário, ele será sempre executado a partir de um navegador Web (browser) e toda configuração de visualização das telas, preenchimento de formulários e impressão de páginas seguirão as configurações do navegador.

Concluindo, para o sistema, não importa qual o tipo de computador será utilizado e nem o tipo de programa adotado para visualização e impressão das páginas servidas e nem o tipo de impressora será utilizada ou tipo de leitor de código de barras a ser adotado. Todas estas exigências estarão sempre relacionadas com os recursos de hardware e software do computador do usuário.

Executar o procedimento de diagnóstico do sistema antes de iniciar o uso do sistema.

Diariamente, durante o primeiro acesso à área restrita do sistema, executar o procedimento de diagnóstico do sistema. Esta prática irá evitar problemas de consistência entre as bases de dados e índices correspondentes caso faça operações de empréstimos ou edição de dados com bases de dados bloqueadas. Detectando o bloqueio, os procedimentos de desbloqueio deverão serem executados antes do início dos trabalhos.

Notas do autor

O sistema - Personal Home Library é um sistema especialmente desenvolvido para administração de coleções e serviços de bibliotecas, centros de informações e museus. Foi concebido para ser utilizado de forma intuitiva, não requerendo de seus usuários nenhum tipo especial de treinamento.

O padrão do registro utilizado se baseia no formato UNISIST/Unesco, que proporciona aos bibliotecários com pouco ou nenhum conhecimento de informática ou de regras e sintaxes especiais, a descrição eficiente e precisa de qualquer tipo de informação independentemente de seu suporte. É um formato moderno, de baixíssimo custo de implementação, de comprovada eficiência e adotado como padrão nos organismos internacionais e nas grandes redes mundiais de informações bibliográficas (BIREME, AGRIS, FAO, INIS, etc).

Foi desenvolvido com tecnologia cliente/servidor, utilizando a linguagem XML IsisScript, interpretada pelo servidor de bases de dados WWWisis/Bireme, diponível para todos os sistemas operacionais (Linux, FreeBSD, Windows, HP-UX, etc.). Com o sistema é possível buscas simultâneas em várias bases de dados e importação de registros de outras bibliotecas através do protocolo HTTP, em substituição a protocolos tipo Z39.50, o que vem diminuir substancialmente o custo de instalação e manutenção. Utiliza base de dados no padrão CDS/ISIS-Unesco.

Foi publicado pela primeira vez, em maio de 2001, disponibilizando na Web, os catálogos e serviços da Biblioteca Dr. Romeu Ritter dos Reis (Porto Alegre - RS), tornando-se a primeira biblioteca brasileira a integrar, através da Web, e em tempo real, todos os serviços e rotinas (Aquisição, Tombamento, Catalogação, Kardex, Empréstimo, Renovação, Reservas, DSI, etc.).

Os textos destes roteiros passaram a ser distribuídos com os fontes abertos, para uso gratuito em servidores locais (localhost), incentivando e dando suporte às bibliotecas para sua implementação e utilização.

Essa iniciativa criou uma nova alternativa às bibliotecas usuárias de bases de dados CDS/ISIS(c)Unesco presas ao sistema operacional Windows da Microsoft, tornando possível a gestão de suas de bases de dados em sistemas operacionais alternativos e de baixo custo como o Linux e FreeBSD.

A partir de maio de 2001, centenas de bibliotecas passaram a testar o sistema e contribuir enviando sugestões. Hoje, já contamos com mais de vinte mil bibliotecas usuárias, sendo que milhares delas já disponibilizando seus acervos na Web.

Prof. Elysio Mira Soares de Oliveira
Bibliotecário e Documentalista
Consultor em Ciência e Tecnologia da Informação
Ex. United Nations/PAHO Database Management
Diretor da InfoArte

Especificações

Servidor HTTP

PHL©Elysio é uma aplicação web e para que seja executado é necessário um ambiente servidor de HTTP (Apache, IIS, OmniHTTP, TinyWeb, etc.). O programa de instalação do PHL©Elysio para ambiente monousuário (localhost) instala e configura automaticamente um servidor HTTP (TinyWeb), simulando localmente, um ambiente Web e permitindo que seja utilizado em computadores que não tenha nenhuma conexão com a internet.

Servidor das bases de dados:

WWWisis©Bireme (wxis.exe): É o interpretador dos scripts que compõe o PHL©Elysio. O WWWisis é um programa minúsculo e não residente, ou seja, é executado e liberado da memória ao finalizar a requisição do cliente. Esta característica é que possibilita que o PHL seja utilizado até em servidores 486 com baixa capacidade de memória RAM.

Linguagens de desenvolvimento:

XML IsisScript Javascript, HTML e XML.

Todos os scripts que compõe o PHL©Elysio são distribuídos com os códigos fontes abertos, em arquivos texto, permitindo que sejam modificados, se necessário.

Padrões do registro e bases de dados:

Registro bibliográfico: PHL/Standard e LILACS/Bireme; Elementos de dados: AACR2; Base de dados: CDS/ISIS; Apresentação: ABNT 6023:2002.

Hardware mínimo recomendado para o servidor:

Processador: 800 mhz Memória RAM: 128 Mb HD: 1Gb

Sistemas Operacionais:

Compatível com os sistemas operacionais:

Unix; Linux; FreeBSD; Windows (todos).

Requer suporte CGI;

Softwares (cliente):

Qualquer navegador Web, versão 5 ou superior:

Internet Explorer; Netscape; Mozilla; Opera; Firefox, etc.

Restrições:

Periféricos

O PHL©Elysio é uma aplicação Web e não tem nenhuma relação com periféricos instalados no computador do usuário. A instalação e configuração destes periféricos (impressoras, leitores ópticos, etc.) estará sempre relacionada aos recursos de hardware e software do computador do usuário e nunca com o PHL©Elysio.

Recursos

Novidades do PHL8.5 © Elysio - 2023

Instalação do PHL em servidores de rede

O processo de instalação do PHL em um servidor de rede (intranet e/ou internet), não é uma tarefa muito simples, principalmente quando se utiliza o IIS (Internet Information Server) da Microsoft. Para a instalação nestes servidores, recomendamos inicialmente efetuar a instalação do PHL utilizando o programa de instalação para SO Windows, distribuído gratuitamente no site do autor.

Esta instalação deve ser feita inicialmente em uma máquina isolada e desprovida de qualquer programa servidor. Este instalador, irá instalar o PHL e também um programa servidor de HTTP denominado “TinyWeb”, criando assim, nesta máquina isolada, um ambiente TCP/IP com IP padrão (127.0.0.1). Para testar a instalação, clique sobre o atalho “phl85” que foi adicionado na área de trabalho, para que o servidor seja ativado e o PHL executado.

Nesta instalação padrão, o programa de instalação irá criar no disco o diretório “c:\phl85” e é este diretório que será servido através do endereço “http://127.0.0.1:8080” ou “http://localhost:2185”. Portanto, somente o conteúdo dos subdiretórios do “c:\phl85” é que deverão ser copiados para o diretório servido pelo seu IIS. Por exemplo, se o IIS que serve o DNS da sua instituição estiver configurado para servir o diretório “c:\inetpub\wwwroot”, os subdiretórios do “c:\phl85” deverão ser copiados para este diretório. Veja abaixo o mapa de instalação do PHL com o “TinyWeb” e de como teria que ficar em um servidor IIS:

Servidor TinyWeb (instalação local)
c:\phl85\cgi-bin
c:\phl85\cgi-bin\phl85
c:\phl85\cgi-bin\phl85\tabs
c:\phl85\bases
c:\phl85\phl85
c:\phl85\phl85\html
c:\phl85\phl85\css
c:\phl85\phl85\img
c:\phl85\phl85\xsl
c:\phl85\phl85\js
c:\phl85\phl85\log
c:\phl85\phl85\doc
c:\phl85\phl85\pdf
c:\phl85\phl85\log
c:\phl85\phl85\csv
c:\phl85\phl85\php
c:\phl85\phl85\xsl
c:\phl85\phl85\bkp

Servidor IIS (instalação padrão)

c:\inetpub\wwwroot\cgi-bin
c:\inetpub\wwwroot\cgi-bin\phl5
c:\inetpub\wwwroot\cgi-bin\phl85\tabs
c:\inetpub\wwwroot\bases
c:\inetpub\wwwroot\www
c:\inetpub\wwwroot\www\html
c:\inetpub\wwwroot\www\html\css
c:\inetpub\wwwroot\www\html\log
c:\inetpub\wwwroot\www\html\csv
c:\inetpub\wwwroot\www\html\pdf
c:\inetpub\wwwroot\www\html\img
c:\inetpub\wwwroot\www\html\xsl
c:\inetpub\wwwroot\www\html\js
c:\inetpub\wwwroot\www\html\log

Após estas cópias, o arquivo “c:\inetpub\wwwroot\cgi-bin\phl85.cip” deverá ser editado e reconfigurado conforme exemplo abaixo:

index.html=/inetpub/wwwroot/www/html/index.html
phl.css=c:/inetpub/wwwroot/www/html/css/phl.css
phl_*=c:/inetpub/wwwroot/bases/phl_*
001_*=c:/inetpub/wwwroot/bases/001_*
tab_*=c:/inetpub/wwwroot/cgi-bin/phl84/tabs/tab_*
uctab=c:/inetpub/wwwroot/bases/uctab
actab=c:/inetpub/wwwroot/bases/actab

Nota: O uso do PHL©Elysio em ambiente de rede (LAN, intranet e/ou internet) requer pagamento de direitos autorais através de licenciamento específico a ser fornecido pelo autor. Para obter detalhes sobre o licenciamento consulte o site do autor (www.elysio.com.br).

Modalidades de buscas nas bases de dados

A busca pode ser expressa com um termo simples, um termo truncado, um termo composto, um elemento específico , ou através de uma expressão de busca utilizando os operadores lógicos (AND), (OR) e (AND NOT) ou seus símbolos equivalentes.

Termo simples

Basta transcrever a palavra que representa o assunto desejado. O PHL©Elysio reconhece todos os tipos de grafia, por exemplo:

  HISTóRIA
  HISTORIA
  História
  Historia
  historia
  hiStOria
Termo truncado
ECONO$

Utilizando o cifrão após a raiz de um termo, todas os registros que contenha qualquer palavra com a raiz fornecida serão recuperados. Na busca com a expressão acima, serão recuperados os registros que contenham as palavras:

  ECONOMIA
  ECONOMIAS
  ECONÔMICO
  ECONÔMICOS
  ECONOMICAMENTE
Termo composto

Os termos compostos são termos obtidos a partir de um vocabulário controlado pela biblioteca (tesauro) e agregados pelo bibliotecário para a representação do conteúdo temático dos documentos. As buscas por termos compostos são mais precisas.

  POLíTICA SOCIAL * POLíTICA ECONÔMICA
Expressão de busca

A expressão de busca é composta de elementos lógicos para a formação do conjunto de interesse. A transcrição de uma expressão de busca segue as regras da álgebra booleana de operações com conjuntos. Veja abaixo alguns exemplos de expressões utilizando operadores booleanos:

(+) - "OU" lógico
 
  HISTORIA + GEOGRAFIA
  HISTORIA OR GEOGRAFIA
  história + geografia
  história or geografia

As quatro expressões produzem o mesmo resultado, ou seja, buscam todos os registros que contenham a palavra HISTóRIA ou que contenham a palavra GEOGRAFIA;

(*) - "E" lógico
 
  HISTORIA * BRASIL
  HISTORIA AND BRASIL
  história * brasil
  história and brasil

As quatro expressões produzem o mesmo resultado, ou seja, buscam todos os registros que contenham a palavra HISTóRIA e que contenham também a palavra BRASIL;

(AND NOT) - "E NãO" lógico
 
  HISTORIA AND NOT BRASIL
  história and not brasil

As quatro expressões produzem o mesmo resultado, ou seja, buscam todos os registros que contenham a palavra HISTóRIA menos aqueles que contenham também a palavra BRASIL;

Os operadores booleanos podem ser combinados em uma mesma expressão:

(história + geografia) * brasil

Buscas por elementos específicos:

Permite a busca em um elemento de dado específico do índice da base de dados através da indicação de um prefixo. Por exemplo, para efetuar uma busca no campo de descritores, utilize o prefixo DES= seguido do descritor ou palavra chave que represente o conteúdo que pretende encontrar. Os campos indexados com prefixo e seu respectivo prefixo podem ser obtidos na descrição de campos de cada uma das bases de dados utilizadas pelo PHL©Elysio.

  DES=HISTÓRIA DO BRASIL

Além das opções de buscas descritas, o formulário de busca apresenta opções para configuração da rotina de buscas através de preferências e um link para buscas a partir de índices do catálogo.

Para acionar o formulário de preferências de buscas, clique sobre o link [Preferências] que será apresentado um formulário de preferências.

Opções do formulário de preferências:

Buscas através de índices

O formulário de buscas apresenta um link que dá acesso ao menu de seleção de índices de buscas. As opções disponíveis são:

Autores
Títulos
Assunto
Periódicos

Selecionado o índice desejado, o sistema irá apresentar uma caixa de texto que permite ao usuário indicar uma letra ou iniciais da palavra que irão definir a composição do índice. O índice será apresentado em uma caixa de seleção. Basta clicar sobre a opção desejada que a busca será executada.

Nota: As opções apresentadas nas caixas de seleção do formulário de preferências são compostas a partir de informações obtidas do catálogo e não das tabelas de opções definidas pelo bibliotecário. Assim sendo, as caixas de seleção de preferências por idioma, tipo de documento, tipo de suporte, tipo de coleção e tipo de conteúdo irão apresentar somente as opções obtidas a partir de documentos catalogados e não a partir das opções definidas pelo bibliotecário nas configurações do sistema. Somente opções que resultarão em buscas positivas é que serão apresentadas.